Estudo de usabilidade na Internet

A usabilidade é uma característica daquilo que é utilizável, funcional. É tornar óbvio o óbvio, tendo em conta as necessidades do utilizador e o contexto em que este está inserido. A usabilidade serve para:simplificar, rentabilizar, optimizar, facilitar, melhorar e acelerar. Mais usabilidade é sinónimo de maior flexibilidade e de maior interacção.

Jakob Nielsen, o grande guru da usabilidade, refere sete grandes entraves à usabilidade. A usabilidade é um caminhar progressivo em direcção ao utilizador e não o contrário (user-centered design- UCD). Isto porque ao contrário de algumas ideias feitas, a internet não é só para especialistas.

E como a internet não é só para especialistas, a Webdados em parceria com a Multidados efectuou algumas questões aos utilizadores da internet em Portugal, do qual se podem retirar as seguintes conclusões:

  • 69,9% dos portugueses acedem normalmente à internet de casa, 22,4% fazem-no no emprego;
  • 43,9% acede à internet por ADSL e 42,5% por cabo;
  • Verificou-se que a maioria dos inquiridos (79,5%) utiliza o Microsoft Internet Explorer;
  • 53,4% dos utilizadores de internet inquiridos afirmaram utilizar a internet para pesquisar informação / navegar em websites;
  • A actualização e qualidade da informação é, para 76,2% dos portugueses, o motivo mais importante num website;
  • A dificuldade em navegar e encontrar o pretendido é, para 37,2%, o principal motivo para não tornarem a visitar um website, logo seguido da informação desactualizada (34,7%);
  • O Público (23,9%) e o Expresso (16,3%) são os sites mais visitados para consulta de notícias de carácter geral;
  • Para consultar notícias desportivas, 30,5% dos portugueses inquiridos consulta A Bola;
  • A maioria dos utilizadores (53,8%) utiliza as Páginas Amarelas para encontrar contactos de pessoas ou empresas;
  • O Google é o website mais utilizado para pesquisas de informação (86,4%);
  • 30,3% dos inquiridos consulta online a sua conta da CGD, 21,1% consulta o Millennium BCP, 9,2% o BPI Net e 6,9% o BES Net;
  • 35,4% dos inquiridos, se tivessem que fazer a gestão de conteúdos de um website, preferiam usar uma plataforma de gestão, sem ter de conhecer código;

O questionário foi colocado na plataforma online da MultiDados, tendo sido recolhidas 900 respostas válidas entre os dias 9 e 12 de Junho de 2005. Caracterização dos inquiridos: 51,1% dos utilizadores era do sexo feminino, 30,7% tinha entre 26 e 34 anos e 21,1% eram Quadros superiores/médios.

Versão PDF


A Webdados – Tecnologias de Informação, desenvolveu a plataforma Website Fácil que lhe permite ter o seu website sempre actualizado.

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta

*

_