Interrupção do serviço de alojamento não agendada (31 de Outubro)

Exmos. Clientes,

Como devem ter reparado desde o dia 28 que se tem verificado alguma instabilidade no nosso serviço de alojamento web.

Tal situação deveu-se a uma instabilidade eléctrica no datacenter (Claranet), no Porto, onde estavam alojados todos os serviços do nosso fornecedor (VisualFusion). Estes problemas afectaram milhares de servidores de vários ISPs, entre os quais, e como já referido, o nosso.

Entretanto, no dia 1 de Novembro, foi decidido pelo nosso ISP mover toda a infra-estrutura para outro datacenter, em Lisboa, pelo que o período de offline foi estendido até há minutos atrás.

Lamentamos esta situação, que em vários anos de serviço nunca se tinha verificado.

Segue em baixo o comunicado do nosso fornecedor:

Caro cliente,

Apenas agora conseguimos estabelecer contacto para informar da situação que ocorre actualmente na Visual-Fusion.

No final da semana passada, uma avaria nas duas UPS´s do datacenter do Porto, onde estavamos alojados há já 3 anos, provocou uma situação de instabilidade energética bastante grave. Iniciou-se na sexta-feira, quando surgiu o problema que causou a avaria nas duas UPS´s. Foram necessárias horas para reparar o problema, que se julgava, no fim destas estar resolvido. Na verdade, na segunda-feira (ontem) pelas 17:30, uma nova interrupção originou novamente a interrupção de todo o serviço. Todos os servidores e equipamentos de storage ficaram sem energia, tendo sido desligados repentinamente. Isto é algo bastante grave, podendo mesmo originar a perda de dados.

Desta vez, e não querendo arriscar estar em tal situação, optamos por uma migração de todo o equipamento para Lisboa. Esta migração iniciou-se pelas 19:00, terminando por volta das 08:30 de terça-feira (para os sites partilhados / contas de revenda), 11:00 para os servidores virtuais, e ainda a decorrer para os servidores dedicados. Tentamos ser o mais breves possível. De notar que, embora seja um período muito prolongado de interrupção, foi o período necessário para desmontar as cerca de 70 máquinas, desligar uma storage central que exige diversas metodologias, colocar em duas carrinhas, transportar do Porto para Lisboa, descarregar e montar. A montagem é particularmente demorada, pois exige a preparação do bastidor com a diversa cablagem de energia, rede e rails para apoio de cada um dos servidores.

Embora algo radical, esta foi a atitude que consideramos necessária, para conseguirmos assegurar aos nossos clientes que este tipo de interrupções não voltarão a ocorrer. Não fazendo esta migração, não só iriamos, certamente experienciar novamente estes problemas nos próximos dias, como também iriamos ter, por certo, problemas que poderiam originar perdas de dados. Estariamos bastante expostos.

Assim, lamentamos por todo o transtorno causado por esta situação, que nos é totalmente alheia, na esperança que, como cliente, tenha em conta todo o período em que prestamos serviço, e não apenas o sucedido nas últimas semanas.

Continuamos, de momento, a trabalhar no datacenter de Lisboa, para reposição de todos os serviços. Ainda no decorrer da manhã julgamos ser possível restabelecer 100% dos serviços que prestamos,

Cumprimentos,

Visual-Fusion – Dep. Técnico

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