Como remover a categoria “Uncategorized” do WooCommerce

A partir da versão 3.3 do WooCommerce, passou a ser obrigatória a associação dos produtos a alguma categoria, como já o é com os artigos do WordPress. (Não esquecer que um produto é, no fundo, um post do CPT “products”).

Assim, durante o processo de actualização é criada uma nova categoria, e definida como categoria por omissão, com o nome “Uncategorized”, mas ninguém quer ter uma categoria com este nome na sua loja online, certo?

WooCommerce Uncategorized

Como podemos então fazê-la desaparecer?

 

Opção 1 – a mais avançada, mas mais sensata

O ideal é alterarmos a categoria de produtos por omissão para a que mais usamos no nosso site, que nunca vamos querer eliminar, e depois vermo-nos livres desta nova categoria “Uncategorized”.

O problema é que o WooCommerce não traz nenhuma funcionalidade para fazer essa alteração, pelo que temos de o fazer directamente na base de dados, com o phpMyAdmin ou ferramenta similar.

Passo 1 – Obter o ID da nossa categoria favorita

Vamos imaginar que a categoria que queremos por omissão é “Bags”. Entramos na edição dessa categoria e anotamos o parâmetro tag_ID do URL. Neste caso é “67”.

Editar categoria do WooCommerce

Passo 2 – Alterar na base de dados

Vamos agora à tabela wp_options da base de dados (ou xyz_options, conforme o prefixo utilizado), pesquisamos pelo registo com option_name = “default_product_cat” e alteramos para o nosso tag_ID obtido no ponto anterior.

Passo 3 – eliminar a categoria “Uncategorized”

Agora já é possível eliminar esta categoria e todos os novos produtos que criarmos, se não definirmos uma outra categoria, passarão a ser adicionados à nova categoria por omissão.

Se já existirem produtos na “Uncategorized” temos de os mover para outra categoria à nossa escolha.

 

Opção 2 – a mais simples, mas menos sensata:

A outra opção é simplesmente escondermos esta categoria do frontend da nossa loja online, tendo em atenção que sempre que criarmos um novo produto, devemos explícitamente definir uma catgoria que não a “Uncategorized”.

Basta usar este snippet de código, por exemplo no functions.php do vosso (child) theme:

 

Existe ainda uma terceira opção, mas que eu não aconselho: podemos de forma muito simples mudar o nome da “Uncategorized” para outra coisa qualquer, mas seria sempre para uma nova categoria, onde iriam parar os novos produtos e que provavelmente não seria aquela que mais usamos no site, o que não seria muito prático.

 

Se necessita de desenvolver uma loja online para o seu negócio, ou desenvolvimento à medida para WordPress ou WooCommerce, contacte-nos 🙂

3 comentários a Como remover a categoria “Uncategorized” do WooCommerce

  1. Silvana 2018-03-29 às 15:16 #

    muito bom me ajudou muito

  2. Fabio 2018-04-17 às 00:38 #

    ótimo resolveu meu problema
    obrigado

  3. Lucía Gomez 2019-08-07 às 23:48 #

    Muito obrigada! Resolveu meu problema, deu certinho! 😀

Deixe um comentário

*

_