Venda para vários países – Como montar uma loja online com multi-idioma e multi-moeda

Neste artigo vamos explicar como montar uma loja online com multi-idioma e multi-moeda, estando assim aberta a todo o mundo, bem como os plugins necessários, para além obviamente de alojamento web, domínio e uma instalação do WordPress.

Se a qualquer momento achar que é areia de mais para a sua camioneta, não perca mais tempo e fale conosco.

Quais os plugins necessários?

Woocommerce

Depois de instalado e configurado, permite vender qualquer produto de forma quase automática. O plugin é gratuito e pode ser descarregado aqui.

Deve configurar o WooCommerce de acordo com as suas preferências, o que não faz parte deste mini tutorial.

WPML Multilingual (CMS ou Agency)

O WPML é um plugin para WordPress que permite transformar um site ou blog de apenas um idioma em uma plataforma multi-idíoma.

Existem três versões do WPML:

  • Blog multi-idioma para utilizadores únicos ou pequenos sites;
  • CMS multi-idioma para sites mais avançados;
  • Agência multi-idioma para organizações que gerem vários sites.

Poderá escolher a sua versão do WPML aqui, sendo que para implementar uma loja online necessita da versão CMS ou Agency.

Instalação e configuração do WPML

O WPML é instalado como qualquer outro plugin do WordPress. O WPML utiliza um assistente de configuração que o orienta em todas as etapas para colocar seu site multi-idioma em funcionamento rapidamente:

  • Escolher a língua do seu site;
  • Decidir o formato do seu URL;
  • Escolha como traduzir seu site e quem deve traduzi-lo.

WooCommerce Multilingual

Este é o plugin necessário para fazer a ligação entre WooCommerce e o WPML. O WooCommerce Multilingual permite traduzir toda a loja online, nomeadamente: 

  • Produtos e suas variações;
  • Categorias de produtos;
  • Atributos de produtos;
  • Páginas de checkout e carrinho;
  • E-mails transaccionais das encomendas;

Ao nível das moedas o WCML permite ainda:

  • Adicionar várias moedas ao seu site;
  • Decidir que moedas exibir com base nas localizações de seus clientes;
  • Configurar taxas de câmbio automáticas;

Poderá efectuar o download gratuito do WooCommerce Multilingual aqui.

Instalação e configuração do WooCommerce Multilingual

O WooCommerce Multilingual (WCML) pode ser usado sozinho sem o WPML para adicionar funcionalidade multi-moeda à sua loja WooCommerce, mas para construir uma loja multi-idioma necessita dos seguintes plugins devidamente instalados, activados e configurados:

Se quiser usar imagens distintas para diferentes traduções de um produto, necessita ainda dso WPML Media Translation.

O WooCommerce Multilingual apresenta um Assistente de configuração que ajuda nas etapas básicas de configuração da loja online multi línguas.

Depois de ativar todos os plugins necessários, surgirá a opção de iniciar o WooCommerce Multilingual Setup Wizard.

Assistente de configuração do WooCommerce Multilingual

Durante o assistente de configuração, o WooCommerce Multilingual configura automaticamente as páginas padrão da loja WooCommerce para aparecerem em todos os idiomas do site. Também pode ser feito manualmente acedendo WooCommerce → WooCommerce Multilingual e clicando na aba Status.

Tradução automática de produtos

O WooCommerce Multilingual, permite que seja criada a tradução de todos os conteúdos da loja de forma automática, incluindo páginas da loja, produtos, categorias de produtos e outros.

Pode escolher várias opções de tradução

Se não se pretender traduzir todos os produtos, poderão na mesma ser exibidos em todos os idiomas (apesar de aparecerem no idioma original), escolhendo a última opção no ecrã em cima.

Configurar multi-moedas

O WooCommerce Multilingual permite usar várias moedas em lojas WooCommerce e adicionar um alternador de moedas às páginas de produtos bem como outras localizações do site usando shortcode próprio.

Também se podem usar os recursos multi-moeda do WCML sem o WPML, se apenas quiser apresentar moedas diferentes com base na localização dos clientes sem necessariamente traduzir todo o site.

Com o WPML, existe a opção de exibir moedas diferentes com base no idioma do site bem como definir métodos de pagamento específicos para cada moeda.

As várias moedas podem ser activadas em WooCommerce → WooCommerce Multilingual na aba Multicurrency. É possível adicionar e formatar as diferentes moedas do site.

Opções multi-moeda

Podem ser configuradas taxas de câmbio automáticas utilizandos um de vários serviços on-line como fonte de dados bem como especificada a frequência das actualizações automáticas das taxas de câmbio.

Também é possível definir taxas de câmbio fixas, sem actualização automática.

Configurar preços de produtos por moeda

O WooCommerce Multilingual permite definir preços personalizados em diferentes moedas na edição do produto, nos campos Preço normal e Preço de venda, para além do preço na moeda base.

Se definidos, são fixos e substituirão os preços determinados automaticamente pela taxa de câmbio. Para voltar a usar os preços automáticos, estes campos devem ficar a branco.

Configurando preços de produtos por moeda

Definir taxas de envio por moeda

Também podem ser configuradas taxas de envio distintas por moeda para os seguintes métodos de envio padrão do WooCommerce:

  • Taxa fixa
  • Envio grátis
Taxas de envio por moeda

Ou foque-se no seu negócio, deixe-se de trabalhos, e contrate a Webdados

Se não quer ter todo este trabalho, ou quer ter a certeza que todas as configurações são devidamente feitas, contacte-nos e fazemos a implementação e configuração por si, seja na sua loja existente ou através do desenvolvimentoe de uma nova loja online.

Também temos pacotes de horas, vendidos em múltiplos de 5 horas, sendo o controlo das mesmas consultável na nossa área de cliente.

Foto por Tim Mossholder no Unsplash

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

*

_