Melhore a performance do seu WordPress inactivando scripts e estilos de shortcodes não necessários em todas as páginas

Muitos plugins de shortcodes, como por exemplo este para incorporação de Mapbox (que já necessita de uma actualização, convenhamos), carregam scripts e folhas de estilo, externas e/ou locais, em todas as páginas do website, em vez de os carregarem apenas quando necessário.

Muitas vezes não existem alternativas viáveis, e acabamos mesmo por ter de usar esses plugins.

Se tivermos a intenção de usar o shortcode em causa em widgets ou outras áreas do site que não o conteúdo de um post, página, cpt, … então devemos efectivamente deixar esses scripts e estilos carregados no site todo. Mas se apenas vamos usar o shortcode em conteúdos de páginas ou posts então podemos de forma segura e fácil remover essas chamadas desnecessárias no resto do site, afectando positivamente a performance do website.

O primeiro passo é identificar o handle de cada CSS ou JS carregado, seja através da análise do código HTML gerado ou pesquisando no código fonte PHP do plugin em causa. Se não consegue fazer essa identificação, este artigo provavelmente não é para si 🙂

Depois de identificarmos os vários handles, basta fazer o dequeue dos mesmos com as respectivas funções wp_dequeue_script e wp_dequeue_style, mas apenas para páginas que não sejam post ou que sendo post não tenham esse shortcode no seu conteúdo, assim:

Neste caso concreto o shortcode é o wp_mapbox_gl_js e existem 4 estilos e 4 scripts para remover.

Em alternativa, pode sempre contratar os nossos serviços 🙂

Photo by Maria Ionova on Unsplash

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

*

_