Foi anunciada uma nova data para o lançamento do WordPress 5.0, e do seu editor Gutenberg: 6 de Dezembro, sim… depois de amanhã!
De uma forma genérica, este editor traz o WordPress para outro nível, e apesar de todas as polémicas à volta do mesmo, será em última instância um dos mais importantes passos dados nos últimos anos para o desenvolvimento do gestor de conteúdos utilizado por mais de 30% da internet.
Devo actualizar já o meu website?
Se só está à procura de uma resposta rápida, então essa resposta é NÃO.
Joost de Valk, autor do famoso plugin Yoast SEO, já escreveu hoje sobre este assunto melhor do que nós o poderíamos fazer, mas aqui ficam em linhas gerais as razões pelas quais não aconselhamos fazer já a actualização:
Vamos entrar numa época festiva.
A última coisa que quer é ter um problema no seu site durante este pico de tráfego (se for o seu caso) ou durante uma época em que os recursos humanos estarão menos disponíveis para resolver eventuais problemas.
Já testou o seu site com o Gutenberg?
Os plugins da Webdados, e da maior parte dos grandes desenvolvedores, já foram testados com as Release Candidates do WordPress 5, mas e os restantes plugins? E o tema?
Não avance sem ter a certeza que tudo funciona. Contacte os autores dos plugins e do tema e questione-os sobre os testes de compatibilidade já efectuados.
Mas… é novo e eu quero muito…
Sabemos que quando aparece um brinquedo novo, a primeira coisa que toda a gente quer fazer é deitar-lhe as mãos, mas tenha calma. Tudo o que sair depois de amanhã vai estar disponível em Janeiro, provavelmente já com várias situações resolvidas através das inevitáveis actualizações com bugfixes das próximas semanas, após o lançamento oficial.
Não se esqueça que pode sempre testar o Gutenberg sem instalar o WordPress 5.0 e que mesmo depois de fazer a actualização pode continuar a usar o editor clássico.
Já agora, como é que vão os seus backups?
E instalação de staging, existe? Então use-a para fazer todos os testes antes de fazer actualizações em produção.
Se necessitar de apoio na actualização para o WordPress 5.0, ou de qualquer desenvolvimento à medida para WordPress e WooCommerce, contacte-nos.
Ainda sem comentários.